quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tem dias

Tem dias que você acha que nada mais pode piorar,
e a chuva vem só para irritar

Tem dias que é melhor nem mencionar,
para nada ter que lembrar

Tem dias que não dá para esquecer,
são os dias que valem a pena viver

Tem dias que é preciso chorar,
isso ajuda a curar

Tem dias que não dá pra respirar,
parece que você vai sufocar

Tem dias que você só quer dizer: "olha, gosto muito de você"

Tem dias que são dias como os outros dias, sabe... apenas dias
por Rhaissa C Vieira
no dia de hoje.

sábado, 23 de julho de 2011

DESEJO...
... não ter escutado

... não ter compreendido

... não ter sentido

... não ter compartilhado

... não ter pensado

... não ter convivido

... não ter amado

... não ter tocado

... não ter escrito

... não ter provado

... não ter pedido

... não ter esquecido

... não ter vivido

... não ter aprendido

... não ter que desejar 'não desejar' tudo isso.
23/07/2011
Rhaissa C Vieira
nuca sabemos o que de fato podemos fazer,
até enfim o realizarmos [...]
somos capazes de feitos incríveis e extremos absurdos.
pode existir algo mais peculiar, mundano e humano?

segunda-feira, 18 de julho de 2011

restrições e cultura



"a natureza instintiva do homem sempre colide com as barreiras culturais. Os nomes vão mudando, mas o fato permanece o mesmo." (Carl Gustav Jung – Pscicologia do Inconsciente)

Há sempre algo, alguém, alguma coisa dizendo ao ser mundano e humano o que fazer, eh uma voz inaudível, eh algo mais velado, como o sussurro de uma brisa primaveril (não sei exatamente o que isso quer dizer, mas ficou bonito na escrita).

Existe, pois, um conflito interno entre o que se QUER SER e o que se PODE SER (em outras palavras, o que lhe é permitido ser). E não é que não se PODE por que se é incapaz, mas a incapacidade vem de aceitar ser dominado e controlado pelo arranjo social, pela cultura.

O homem é um ser cultural, produz cultura, é algo inato, não precisa que alguém o obrigue. Cultura é produzida a todo momento. Mais aí vem um detalhe... tudo é cultura? De fato, o que pode ser chamado de cultura em meio essa miscigenação de produções humanas? A grande parte das coisas é mais um monte de LIXO.

E neste ponto voltamos a você, pessoa, que se vê impedido de QUERER SER porque o LIXO diz que você apenas PODE SER o que 'ele' quer que você seja. Ocorre uma aceitação em massa dessa babaquice que faz com que você se torne parte do 'lixo', e ninguém se importa porque todo mundo faz parte mesmo... e daí, né?

O humano é um animal reprimido e bem domesticado. Mas isso é impossível (quase) de perceber, porque como é reprimido e bem-domesticado, acha que o funcionamento do sistema é de um jeito só. Mais uma vez... mais aceitação de babaquice e engolimento de 'crap', porque é isso que mantém a engrenagem do sistema bem lubrificada.

Aí quando as pessoas surtam e vêm à tona aquela personalidade reprimida ninguém entende. Vai saber porque... não é mesmo?

sexta-feira, 1 de julho de 2011

A Vida em sua versão perfumada!

Atenção: alerta de visão de mundo com uma pitada de pessimismo e sarcasmo, se você é de sentimentos sensíveis e não aguenta a verdade (you cant handle the truth!) retire-se imediatamente... não não, melhor... assista primeiro o vídeo abaixo, ouça o que o Jack tem a dizer, e aí sim RETIRE-SE!




--


Não que a vida seja assim uma completa bosta... mas em geral, na maior parte do tempo ela é uma bosta.

Atente para os fatos:
Fato nº 1: a vida é uma bosta, e como toda bosta ela fede.
Fato nº 2: nosso olfato tem a incrível capacidade de "acomodar" odores (é como usar um perfume, todos sentem o odor menos você). Assim, a bosta da vida fede mas você é incapaz de perceber.
Fato nº 3: Ninguém é (do verbo ser, e inglês to be) feliz. Existem momentos felizes, mas o cérebro engenhosamente processa esses sutís momentos de um modo que ocorra uma falha temporal. Então o próprio cérebro é capaz de enganar no tempo e no espaço para que a percepção fique ditorcida (é quase um Einstein dentro de cada um! se vc nem ao menos sabe de quem é esse nome, então deixa pra lá... você com certeza não tem um dentro do seu cérebro. ouviu? Gênio!?)

E esses três e agradáveis fatos são demasiados suficientes para refletir sobre o assunto. Mas é importante não refletir muito, em geral as pessoas não gostam de refletir na vida. Refletir na vida deprime (alias, isso é um outro fato que pode ser adicionado à lista dos fatos...)
Refletir na vida é de um processo doloroso, envolve sair de você para poder olhar para dentro de você. E quando esse olhar é lançado, o que se vê? Bom... com diz o velho Rock Balboa, 'temos coisas no porão'.

Mas é claro que é provável que você ache isso tudo muito idiota. Meu sentimento? pena, dor, empatia talvez.
Porque tudo que você na tv, nos outdoors, revistas, internet... TUDO! é para vender a imagem de tudo é muito legal e muito maneiro.
Mas o que resta em geral são duas opções, que se tornam uma faca de dois gumes: (1) ou você "compra" a imagem que vendem e continua deixar seu cérebro distorcer a realidade no espaço-tempo (E=mc²!!!!); (2) ou você acha tudo uma completa idiotice estruturada socialmente e aí as pessoas vão te achar uma criatura estranha que precisa de um especialista (tipo psicólogo, psiquiatra ou terapêuta) urgente. Só porque você não se encaixa na visão mundana distocida.
Espera aí?! é você que não se encaixa e os outros não entendem? ou são os outros que não se encaixam e é você quem não entende?

Difícil....

Mas, como disse no início a vida não é uma completa bosta. Não! não é!
1/3 (um-terço) da vida não é uma completa bosta, e porque? Por que esse é o tempo que gasta-se dormindo. A menos é claro que você tenha pesadelos.... aí ferrou de vez!