"a natureza instintiva do homem sempre colide com as barreiras culturais. Os nomes vão mudando, mas o fato permanece o mesmo." (Carl Gustav Jung – Pscicologia do Inconsciente)
Há sempre algo, alguém, alguma coisa dizendo ao ser mundano e humano o que fazer, eh uma voz inaudível, eh algo mais velado, como o sussurro de uma brisa primaveril (não sei exatamente o que isso quer dizer, mas ficou bonito na escrita).
Existe, pois, um conflito interno entre o que se QUER SER e o que se PODE SER (em outras palavras, o que lhe é permitido ser). E não é que não se PODE por que se é incapaz, mas a incapacidade vem de aceitar ser dominado e controlado pelo arranjo social, pela cultura.
O homem é um ser cultural, produz cultura, é algo inato, não precisa que alguém o obrigue. Cultura é produzida a todo momento. Mais aí vem um detalhe... tudo é cultura? De fato, o que pode ser chamado de cultura em meio essa miscigenação de produções humanas? A grande parte das coisas é mais um monte de LIXO.
E neste ponto voltamos a você, pessoa, que se vê impedido de QUERER SER porque o LIXO diz que você apenas PODE SER o que 'ele' quer que você seja. Ocorre uma aceitação em massa dessa babaquice que faz com que você se torne parte do 'lixo', e ninguém se importa porque todo mundo faz parte mesmo... e daí, né?
O humano é um animal reprimido e bem domesticado. Mas isso é impossível (quase) de perceber, porque como é reprimido e bem-domesticado, acha que o funcionamento do sistema é de um jeito só. Mais uma vez... mais aceitação de babaquice e engolimento de 'crap', porque é isso que mantém a engrenagem do sistema bem lubrificada.
Aí quando as pessoas surtam e vêm à tona aquela personalidade reprimida ninguém entende. Vai saber porque... não é mesmo?
Atenção: alerta de visão de mundo com uma pitada de pessimismo e sarcasmo, se você é de sentimentos sensíveis e não aguenta a verdade (you cant handle the truth!) retire-se imediatamente... não não, melhor... assista primeiro o vídeo abaixo, ouça o que o Jack tem a dizer, e aí sim RETIRE-SE!
--
Não que a vida seja assim uma completa bosta... mas em geral, na maior parte do tempo ela é uma bosta.
Atente para os fatos:
Fato nº 1: a vida é uma bosta, e como toda bosta ela fede.
Fato nº 2: nosso olfato tem a incrível capacidade de "acomodar" odores (é como usar um perfume, todos sentem o odor menos você). Assim, a bosta da vida fede mas você é incapaz de perceber.
Fato nº 3: Ninguém é (do verbo ser, e inglês to be) feliz. Existem momentos felizes, mas o cérebro engenhosamente processa esses sutís momentos de um modo que ocorra uma falha temporal. Então o próprio cérebro é capaz de enganar no tempo e no espaço para que a percepção fique ditorcida (é quase um Einstein dentro de cada um! se vc nem ao menos sabe de quem é esse nome, então deixa pra lá... você com certeza não tem um dentro do seu cérebro. ouviu? Gênio!?)
E esses três e agradáveis fatos são demasiados suficientes para refletir sobre o assunto. Mas é importante não refletir muito, em geral as pessoas não gostam de refletir na vida. Refletir na vida deprime (alias, isso é um outro fato que pode ser adicionado à lista dos fatos...)
Refletir na vida é de um processo doloroso, envolve sair de você para poder olhar para dentro de você. E quando esse olhar é lançado, o que se vê? Bom... com diz o velho Rock Balboa, 'temos coisas no porão'.
Mas é claro que é provável que você ache isso tudo muito idiota. Meu sentimento? pena, dor, empatia talvez.
Porque tudo que você na tv, nos outdoors, revistas, internet... TUDO! é para vender a imagem de tudo é muito legal e muito maneiro.
Mas o que resta em geral são duas opções, que se tornam uma faca de dois gumes: (1) ou você "compra" a imagem que vendem e continua deixar seu cérebro distorcer a realidade no espaço-tempo (E=mc²!!!!); (2) ou você acha tudo uma completa idiotice estruturada socialmente e aí as pessoas vão te achar uma criatura estranha que precisa de um especialista (tipo psicólogo, psiquiatra ou terapêuta) urgente. Só porque você não se encaixa na visão mundana distocida.
Espera aí?! é você que não se encaixa e os outros não entendem? ou são os outros que não se encaixam e é você quem não entende?
Difícil....
Mas, como disse no início a vida não é uma completa bosta. Não! não é!
1/3 (um-terço) da vida não é uma completa bosta, e porque? Por que esse é o tempo que gasta-se dormindo. A menos é claro que você tenha pesadelos.... aí ferrou de vez!