domingo, 11 de maio de 2014

Sobre a Vida e Umbigos


Sabe quando você encontra motivos para achar que seus problemas na realidade são projeções da sua mente criando um mundo paralelo no qual seu umbigo é o ser supremo e seu problemas e sua vida são os centros gravitacionais de tudo?
Pois é assim que vemos as coisas na maior parte do tempo de nossas vidas e gastamos boa parte dela (ou ela inteira) em sentir pena de si mesmos etc etc..coisas do ego “saca”(?)
Então o retrato da vida de hoje é assim: estava eu no shopping esperando minha namorada chegar para conversarmos e irmos enfim ver “O Espetacular Homem Aranha 2”. Neste meio tempo fui a uma loja de conveniências pra comprar besteiras do tipo chocolate e água, em meio às prateleiras pensava em meus próprios problemas e como iria resolvê-los (porque afinal, a pessoa mais importante no meu universo sou eu e são apenas meus problemas que importam.. certo?), até que quando já na fila me deparei com uma menina, jovem, muito mais jovem do que eu, que estava também na fila esperando talvez sua mãe ..e pela primeira vez na vida vi de perto um ser humano afetado por uma doença genética auto debilitante, dolorosa, fadada a uma vida breve e sem muitas possibilidades.. (Epidermólise Bolhosa é o nome do mostro, procure no google caso desconheça), e eu já havia dado aulas para o ensino médio falando da doença e mostrando fotos..mas cara, ver a realidade é bem diferente..muito diferente. E tudo isso fez meu pequeno e egocêntrico mundo paralelo murchar, e me fez perceber que foda-se as minhas dores e meus problemas, quero dizer, há pessoas por ai no mundo com coisas tão maiores..então, e daí se tenho problemas no meu relacionamento (quem não tem?) e daí se tenho psoríase (há 20 anos convivo com isso e tudo bem..) e daí se algumas coisas não são como eu gostaria que fossem, ao menos tenho uma vida e a possibilidade de mudar e fazer escolhas. Essa menina nunca teve escolha, nunca foi-lhe dada essa oportunidade, assim como acontece a muitas pessoas..as coisas são simplesmente impostas, sem escolhas, sem chances.

Isso me faz pensar que ficar de “umbiguismo”, faz com que sejamos pessoas mesquinhas com auto piedade..e é extremamente bom entender que não precisamos ser assim, pelo menos nem sempre..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psicolosofou? Compartilhe suas reflexões